domingo, 23 de junho de 2013

Guanambi,blog-do-desabafo-brasileiro-polo-comercial-da-região,terra-do-algodão-,historia,localização,-imagens-videos-eventos-notícias-sociais-e-esportivas-utilidade-pública-blog-do-desabafo-brasileiro








Guanambi-Bahia-Brasil


Guanambi-Marco-Histórico







 


Notícias-do-Blog









28/06/2015
Flamengo de Guanambi vence Flu de Feira e é o campeão baiano 2015 da Série B

Em um jogo movimentadíssimo, digno de uma final, o Flamengo de Guanambi não tomou conhecimento do Fluminense de Feira e se tornou campeão do Baianão da Segunda Divisão 2015.
Mesmo jogando fora de casa, no estádio Joia da Princesa com mais de 8 mil pessoas, o Rubro-negro fez 1 x 0, reverteu a vantagem do time feirense e conseguiu o seu primeiro título no futebol profissional.
O goleiro e capitão Marcio Greick levantou o primeiro troféu da história do Clube Esportivo Flamengo de Guanambi. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) resolveu homenagear o ex-zagueiro “Sapatão” como seu nome no troféu de campeão da Série B do Baianão 2015. O carioca fez história no futebol baiano na década de 90.
O Flamengo, 5 partidas, empatou 4 e perdeu apenas uma. O time ficou invicto fora de casa. Além do acesso e o título, a equipe conquistou uma vaga na Copa Governador do 
Memorial-de-Guanambi
Casa-de-Dona-Dedé
Guanambi-Bahia



 HINO-DE-GUANAMBI





ZEU-AZEVEDO-CANTA-BEIJA-FLOR-DE-SUA-AUTORIA

Zeu Azevedo canta em sua cidade natal a musica de sua autoria Beija-flor da bahia e Sala de Reboco de Luiz Gonzaga em ingles, no Sao Joao do Gurutuba 2010, com a banda Tirana Seca em Guanambi

















Aniversário
14 de Agosto
Fundação
1919
Gentílico
guanambiense
Prefeito
Charles Fernandes (PP)
(2013–2016)
Localização
Localização de Guanambi
Localização de Guanambi na Bahia
Guanambi está localizado em: Brasil
Guanambi
Localização de Guanambi no Brasil
14° 13' 22" S 42° 46' 51" O14° 13' 22" S 42° 46' 51" O
Unidade federativa
 Bahia
Mesorregião
Centro-Sul Baiano IBGE/20081
Microrregião
Guanambi IBGE/20081
Municípios limítrofes
Caetité, Igaporã, Pindaí, Candiba, Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeiras
Distância até a capital
796 km
Características geográficas
Área
1 301,799 km² 2
População
78 833 hab. IBGE/20103
Densidade
60,56 hab./km²
Altitude
525 m
Clima
semi-árido
Fuso horário
UTC−3


 HISTÓRIA DE GUANAMBI
Santo Antonio, subordinada à Paróquia de Palmas de Monte Alto, em cujo local foi erguida a primeira igreja, tomando o lugar o nome de Beija-Flor.

A partir dessa data foi crescendo a população da nova freguesia, constituída inicialmente das famílias de João Pereira de Castro, José Pereira da Silva Castro, Gasparino Pereira da Costa, João Dias Guimarães, Inocêncio Pereira de Oliveira e muitos outros, que intensificaram a exploração da agricultura e da pecuária na região.

Em 1880, pela lei provincial nº 1979 de 23 de junho, foi criado o Distrito de Paz de Beija-Flor, pertencente ao Município de Palmas de Monte Alto.

A sede do arraial de Beija-Flor foi elevada à categoria de vila pela lei estadual nº 1.364 de 14 de agosto de 1919, que também criou o Município com o nome de Guanambi, com o território desmembrado do de Palmas de Monte Alto. A instalação se verificou a 1º de janeiro de 1920.

Nesse mesmo ano, a Lei Municipal nº 2 de 8 de janeiro, confirmou a criação do Distrito-Sede de Guanambi (ex-Beija-Flor), ao tempo em que criou para o município o novo Distrito de Mocambo (atual Candiba).

A criação de Mocambo, atualmente denominado de Candiba, foi confirmada pela Lei estadual nº 2.219, de 20 de agosto de 1929.

Por força do Decreto estadual nº 7.479 de 8 de julho de 1931, o território do Município de Palmas de Monte Alto, extinto pelo mesmo decreto, incorporou-se ao de Guanambi, sendo, entretanto, restaurado pelo Decreto Estadual nº 8.452 de 31 de maio de 1933.

Na divisão administrativa do Brasil, concernente a 1933, o município se compõe dos distritos de Guaiambé, Itaguaçu (atual Mutans), Mocambo (atual Candiba) e Gentio (atual Ceraíma).

Segundo o quadro territorial em vigência no qüinqüênio 1939-1943, estabelecido pelo Decreto-lei estadual nº 11.089 de 30 de novembro de 1933, o Município de Guanambi permanece formado pelos quatro distritos que constituíam no quadro de 1933, devendo-se notar que o distrito de Gentio teve mudado o seu topômio para Ceraíma.

De acordo com o quadro territorial vigente em l944-l948, fixado pelo Decreto estadual nº 12.978, de 1º de junho de l944, Guanambi subdivide-se em quatro distritos: o da sede e os de Candiba, Ceraíma e Mutans, constituição esta que permaneceu até quando Candiba se desmembrou passando à categoria de Município, criado pela Lei estadual nº 1.756 de 27 de julho de 1962.
Fonte: IBGE
Autor do Histórico: ABELARDO DA SILVA NORMANHA



Pela Lei Provincial n.º 1779 de 23 de junho de 1880 foi criado, no município de Monte Alto, o distrito de Bela-Flor, com sede no arraial de Beija-Flor. Embora oficialmente tivesse a denominação de Bela-Flor, por muito tempo persistiu o nome de Beija-Flor, com o qual se tornara conhecido.

Em 1898, quando criada a agência postal, o nome de Beija-Flor foi o empregado na feitura do carimbo de postagem, o qual permaneceu sendo utilizado pela repartição até alguns anos depois da criação do topônimo Guanambi.

Com a passagem do fio telegráfico nacional por Bela-Flor, ligando Caetité a Monte Alto, margeando a antiga estrada que cortava Guanambi (o traçado do trecho da rodovia BR-030, Guanambi/Caetité, segue praticamente o mesmo do antigo fio telegráfico), foram instaladas uma estação telefônica (em 1902) e uma estação telegráfica (em 1909), em um imóvel doado à União, na Rua Coronel Zequinha, onde as duas unidades funcionaram até a inauguração da sede dos Correios (em 1960), na Praça Getúlio Vargas.

A história da formação do município liga as denominações de Bela-Flor e de Beija-Flor a uma tradicional festa que havia no arraial em homenagem ao padroeiro Santo Antônio. Durante a cerimônia havia uma sessão de beijos e de mimos para a imagem do padroeiro, promovida por uma menina, Flor (que teria o nome de Florinda), filha da devota Bela (provavelmente Belarmina). A maioria dos que assistiam à cerimônia era formada de jogadores e festeiros, e todos gritavam: "Beija, flô; beija flô".

Com o passar dos anos, as preparações para os festejos passaram então a ser, no dizer dos festeiros, para "os beija-flô na casa de Bela". O historiador, poeta e ex-prefeito de Guanambi, Domingos Antônio Teixeira, não endossa esta versão. Em seu livro Respingos Históricos, defende que a denominação Beija-Flor dada ao arraial veio da pequena ave micropodiforme, da família dos troquilídeos, da espécie colibri. Segundo o historiador, o terreno sempre úmido de vazante, contíguo ao local do arraial, permitia a existência de flores silvestres e, em conseqüência, a presença de muitos beija-flores.

O atual município de Guanambi foi criado pela Lei Estadual n.º 1.364, de 14 de agosto de 1919, desmembrado do de Monte Alto e constituído do distrito de Bela-Flor. A instalação do novo município ocorreu no dia 12 de janeiro de 1920, quando tomou posse e assumiu as funções o primeiro intendente, Balbino Gabriel de Araújo Cajaíba.

No mesmo dia, de acordo com a lei que criou o município, o intendente decretou a Lei Orçamentária para o exercício de 1920, de Guanambi, que orçou a receita em doze contos de réis (salvo engano, R$ 12 mil) e fixou a despesa em igual importância. A Lei n.º 1.364, que criou o município, não estabeleceu os seus limites, apenas declarava que estes seriam os do antigo distrito de Bela-Flor.

A administração municipal de Monte Alto havia criado o distrito de Lagoa da Espera, reduzindo a área territorial do distrito de Bela-Flor e alterando os seus limites interdistritais. No dia 8 de janeiro o intendente sancionou a Lei n.º 2, votada pelo Conselho Municipal, que criou dois distritos de Paz no município de Guanambi, sendo o primeiro o da sede e o segundo o de Mucambo.

Esta lei (n.º 2) somente chegou ao conhecimento do público depois de aprovada pela Lei Estadual n.º 1.589, de 28 de agosto de 1922. Importantes faixas territoriais dos municípios limítrofes foram abrangidos por Guanambi na fixação dos limites dos distritos, inclusive o povoado de Lagoa da Espera, já sede de um distrito de Monte Alto.

Mucambo, mais tarde, em 1º de janeiro de 1945, por força de lei federal que definiu um novo quadro territorial nacional, recebeu o nome de Candiba. Sua autonomia política e administrativa veio em 1962. A mesma lei federal deu a Lagoa da Espera, que em 1929 passou a ser chamada de Itaguaçu, o topônimo de Mutans, em razão de haver no estado do Espírito Santo um município com o mesmo nome. Mutans, em tupi, significa jirau feito no alto da árvore, para espera da caça, utilizado pelos índios. "Lagoa da espera" era justamente o local onde os caçadores da região ficavam, escondidos no alto das árvores, à espreita dos animais.

O antigo arraial de Beija-Flor, depois Bela-Flor, pela Lei n.º 1.364, de 14 de agosto de 1919, que criou o município, foi elevado à categoria de vila com a denominação de Guanambi. Mais tarde, por decreto-lei n.º 10.724, de 30 de março de 1938, tornou-se cidade. Está a 14 graus, 13 minutos e 50 segundos Latitude Sul; a 44 graus, 55 minutos e 26 segundos Longitude Oeste (de Londres); a 525 metros acima do nível do mar e a 490 quilômetros, em linha reta, de Salvador, na direção oeste-sudoeste.


Origem do Nome


A história da formação do município liga as denominações de Bela-Flor e de Beija-Flor a uma tradicional festa que havia no arraial em homenagem ao padroeiro Santo Antônio. Durante a cerimônia havia uma sessão de beijos e de mimos para a imagem do padroeiro, promovida por uma menina, Flor (que teria o nome de Florinda), filha da devota Bela (provavelmente Belarmina). A maioria dos que assistiam à cerimônia era formada de jogadores e festeiros, e todos gritavam: "Beija, flô; beija flô".

Com o passar dos anos, as preparações para os festejos passaram então a ser, no dizer dos festeiros, para "os beija-flô na casa de Bela". O historiador, poeta e ex-prefeito de Guanambi, Domingos Antônio Teixeira, não endossa esta versão. Em seu livro Respingos Históricos, defende que a denominação Beija-Flor dada ao arraial veio da pequena ave micropodiforme, da família dos troquilídeos, da espécie colibri. Segundo o historiador, o terreno sempre úmido de vazante, contíguo ao local do arraial, permitia a existência de flores silvestres e, em conseqüência, a presença de muitos beija-flores.


"Guanambi": procedência etimológica Tupy Guarany das palavras "guainumbi, guanumbi, guanambi", que significam beija-flor.
 




PADROEIRO

   
SANTO ANTÔNIO LISBOA OU PÁDUA





      Francisco de Assis, que encontrou o jovem frei Antônio por ocasião do Capítulo Geral, ocorrido no Pentecostes de 1221, chamava-o confidencialmente de "o meu Bispo." Antônio, cujo nome de registro é Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo, nasceu em Lisboa em 1195. Entrou aos quinze anos no Colégio dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Em apenas nove meses aprofundou tanto o estudo da Sagrada Escritura que foi chamado mais tarde por Gregório IX "arca do Testamento." Uniu à cultura teológica a filosofia e a científica, muito vivas pela influência da filosofia árebe. Cinco franciscanos tinham sido martirizados no Marrocos, onde tinham ido para evangelizar os infiéis; Fernando viu seus ataúdes transportados para Portugal em 1220, e decidiu seguir-lhes os passos, entretanto na ordem dos frades mendincantes de Coimbra, com o nome de Antônio Olivares.

      Durante a viagem para Marrocos, onde pôde ficar apenas alguns dias por causa de sua hidropisia, um acidente arrastou a embarcação para as costas sicilianas. Morou alguns meses em Messina, no convento dos franciscanos, cujo prior o levou consigo a Assis para o Capítulo geral. Aqui Antônio conheceu pessoalmente "o trovador de Deus", Francisco de Assis. Foi designado para a província franciscana da Romagna e viveu a vida eremítica num convento perto de Forli. Incumbido das humildes funções de conzinheiro, frei Antônio viveu na obscuridade até que os seus superiores, percebendo seus extraordinários dons de pregador, enviaram-no pela Itália setentrional e pela França a fim de pregar nos lugares onde a heresia dos albigenses era mais forte.

      Antônio teve finalmente uma morada fixa no convento de Arcella, a um quilômetro dos muros de Pádua. Daí saía para pregar aonde quer que fosse chamado. Em 1231, o ano em que sua pregação atingiu o vértice de intencidade e se caracterizou por conteúdos sociais, Antônio foi atingido por uma doença inesperada e foi transportado do convento de Camposampiero a Pádua num carro de feno. Morreu em Arcella a 13 de junho de 1231. "O Santo" por antonomásia, como era chamado em Pádua, foi canonizado em Pentecostes de 1232, apenas um ano após a morte, apoiado por uma popularidade que sempre cresceria de época em época.






      GALERIA DE FOTOS:
      SERVIÇOS PÚBLICOS
       TRIBUNAL DE JUSTICA -Pequenas-Causas-(ANTIGO FÓRUM)

      PREVIDÊNCIA SOCIAL -  INSS

      JUSTIÇA DO TRABALHO


           SECRETARIA DA FAZENDA



      Correios-Sede-Praça-da-Igreja-Matriz-Centro



      Coelba-Sede-Av.Castelo- Branco


          Embasa-Sede-Av.Castelo-Branco


      Forúm-Guanambi-Av.Castelo-Branco
                                                                                     













      ESCOLA MUNICIPAL GETULIO VARGAS






           COLÉGIO ESTADUAL GOV.LUIZ VIANA FILHO




      PREFEITURA-MUNICIPAL-DE-GUANAMBI

      
                                                                                SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
      SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
      CÂMARA MUNICIPAL


      
      SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO FAZENDA MUNICIPAL
          CENTRO CULTURAL DE GUANAMBI 
      AUDITÓRIO MUNICIPAL 
      MEMORIAL VEREADOR JAIRO MAGALHÃES 
      PAVILHÃO VEREADOR EDVARD CASTRO COSTA 
           ACESSO AUDITÓRIO

      POLIMEG - Praça Osvaldo Cruz



      Laboratório-da-Polimeg

      Cartorio-de-Registro-Av.Castelo-Branco-Guanambi-Bahia



      Ministério-Público



      TRE-Guanambi-Bahia-Av-Castelo-Branco-Próximo-ao-Fórum






      A CIDADE 
      IGREJA MATRIZ DE GUANAMBI 

      BAR DO FIIM -  Bar e Armazém tradicional em Guanambi do nosso amigo Luiz. o "CAFÉ " torrado na hora, localizado na Praça Tancredo Neves próximo ao Colégio Getúlio Vargas, local onde concentra-se muitos transportes de pessoas de toda região.
      "O BAR DO FIIN", TEM ORIGEM DO PAI DO LUIZ, SEU GERALDO DE SOUZA. CONHECIDO POR TODOS POR "FIIN." PESSOA TRADICIONAL E MUITO QUERIDA EM GUANAMBI E REGIÃO.



      MONUMENTO EM HOMENAGEM AO PRESIDENTE TANCREDO NEVES
      MONUMENTO  DA REFORMA DA PRAÇA TANCREDO NEVES (21/12/2001)



      CASA DO ESCRITOR




                                        BAR DO JAIR
       Bar tradicional em Guanambi-Bahia, localizado no Centro da cidade, próximo à POLIMEG. Cerveja bem gelada, aperitivos e um tira-gosto dos bons. Para completar o ambiente, uma mesa de sinuca para uma ótima diversão com os amigos.




      MERCADO DAS ARTES - Praça Coronel Cajaíba

      RUA 16 DE NOVEMBRO - RUA DA CESTA DO POVO - PARTE DA FEIRA DE GUANAMBI


                                                                                       CENTRO
      CENTRO 


                       IGREJA MATRIZ DE GUANAMBI(Antiga)
                                                                                           AV. CASTELO BRANCO - JD. PREFEITURA


      AV. CASTELO BRANCO - JD. PREFEITURA 
      Jardim-da-Prefeitura-Av.Castelo Branco

                       VISTA DO MERCADO MUNICIPAL 


      CENTRO



          MERCADO MUNICIPAL DE GUANAMBI

      MONUMENTO A GERCINO COELHO -  PRAÇA GERCINO COELHO 


      VISTA DA AV. BARÃO DO RIO BRANCO (INÍCIO)


      RUA HUMBERTO DE CAMPOS
                               PRAÇA JOSE FERREIRA


      RUA RUI BARBOSA 
                                                                                PRAÇA JOSÉ FERREIRA


      MONUMENTO PRAÇA JOSÉ FERREIRA 
                                                                                               RUA DR. SEABRA - PRRÓXIMO A PROMATER


      ACADEMIA GUANAMBIENCE DE LETRAS

                                                                                                 ACADEMIA GUANAMBIENCE DE LETRAS


      
           RUA OLAVO BILAC - CENTRO

      RUA OLAVO BILAC - CENTRO- FACULDADE UNOPAR

                                                                                            IGREJA MATRIZ (Antes da reforma)



      RUA RIO DE JANEIRO - VISTA DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ

      INÍCIO DA AV. CASTELO BRANCO


                                                                                       PRAÇA DO FEIJÃO


      JD. FUNDO DA PREFEITURA


                             JARDIM DA PREFEITURA


                                                                                     
      AV. SANTOS DUMONT INÍCIO- FAMOSA POR SEUS BARES, REST. E PIZZARIAS 

                                    
                                                                                                                RUA SANTA CATARINA
                                  AV. GUANABARA

      PRAÇA DO FEIJÃO - TRAILERS DE LANCHES

                                                                              RUA EXPEDICIONÁRIOS - SEDE DO BANCO DO BRASIL

      RUA EXPEDICIONARIO COM A RUI BARBOSA - CENTRO

                                                                          QUADRA DO LUIZ VIANA

       JARDIM DO COLEGIO LUIZ VIANA

       PRAÇA MANOEL NOVAES - VISTA DO HOTEL RECIFE

      RUA DA CONAR COSMÉTICOS

                                                                                     ALAMEDA SEBASTIÃO ASSIS GOMES - CENTRO



          A PRAÇA DO FEIJÃO CONTA COM UM ÓTIMO SANITÁRIO PUBLICO


      CRUZAMENTO DA AV. GUANABARA COM A HUMBERTO DE CAMPOS


      Ponto-de-Taxi-Centro



      Primeira-Igreja-Batista-Guanambi

      Núcleo-Espírita-Obreiros

      Telemar

      
      __________________________________________________________________________________
       GALERIA DE VÍDEOS:



      Matéria da TV Aratu ao aniversário da cidade 2013 com Alex Alves





      Documentário TVE: "Guanambi Beija-Flor do Sertão" 



       CLIPE DA CIDADE DE GUANAMBI - WEBTVUNEB - BLOG DO DESABAFO BRASILEIRO





      BAR DO JAIR 2012


      BAR DO JAIR 2013


      _____________________________________________________________________________


      17 de outubro de 2013


      Política


      Guanambi



      Vereador “Latinha” deixa o PC do B após 33 anos de militância 







      O vereador José Carlos Lélis Costa (Latinha) encaminhou o seu pedido de desligamento do PCdoB – Partido Comunista do Brasil, no último dia 04 de outubro.



      Latinha que é um dos fundadores do partido em Guanambi deixa a sigla para se filiar ao PSB – Partido Socialista Brasileiro, que tem como um dos principais nomes na Bahia a Senadora Lídice da Mata e também o presidenciável governador de Pernambuco Eduardo Campos. De acordo o próprio vereador, suas pretensões é assumir uma candidatura a deputado estadual nas próximas eleições, o que provavelmente não seria possível no PCdoB, por conta da permanente candidatura de Paulo Costa.
      O vereador foi eleito pela primeira vez em 1996 e teve sempre uma atuação destacada no legislativo guanambiense. Seu antigo partido ainda não tomou nenhuma posição sobre possível reivindicação do mandato do vereador que tem como primeiro suplente Dabim de Mutans. Paulo Costa ao ser contactado, diz preferir não se manifestar, mas considerou uma perda muito grande para o partido.


      Fonte: Guanambi Notícias




      10 de outubro de 2013


      Educação


      Curso de Enfermagem da Uneb em Guanambi é reconhecido
















      O curso de Bacharelado em Enfermagem, oferecido pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) no município de Guanambi, foi reconhecido pelo Governo do Estado, através da publicação do Decreto No 14.759/2013, publicado nesta quarta-feira (2), no Diário Oficial.

      O curso recebeu parecer favorável do Conselho Estadual de Educação (CEE) e ficará reconhecido pelo período de seis anos. Anualmente, são oferecidos 30 vagas para o curso no município.
      Para a deputada estadual Ivana Braga, essa é uma conquista importante para os alunos. "Este reconhecimento dá legitimidade à graduação e ainda mais qualificação para o profissional, que com o diploma em mãos terá maior facilidade para conseguir trabalho", pontuou.
      A deputada, que esteve recentemente em audiência com o reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim da Silva, também reiterou o pedido de melhorias na qualidade do ensino no Campus da instituição em Guanambi.
      O Departamento de Educação de Guanambi – Campus XII da UNEB foi criado inicialmente, como Faculdade de Educação de Guanambi (FAEG) pelo Decreto nº 2.636, em 04 de agosto de 1989, publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia de 05 e 06 de junho de 1989.
      Em 1997, em função da Lei de nº 7.176 que dispõe sobre a reestruturação das Universidades Estaduais da Bahia, a UNEB adotou a estrutura de Departamento de Educação – DEDC Campus XII.
      Guanambi é considerada uma cidade de médio porte, e está localizada no sudoeste Baiano, a 796 km de salvador, fazendo limite com as cidades de Caetité, Igaporã, Pindaí, Candiba, Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeiras. Está a 525 metros de altitude acima do nível do mar, com uma área de 1.302.799 km2 (IBGE, 2009). O relevo é pouco acidentado, mais parecendo uma planície, cercada por desníveis considerados isolados, entre os quais a Serra do Espinhaço, no limite com Caetité. As terras são cortadas pelos rios Carnaíba de Dentro e Carnaíba de Fora, ambos afluentes do Rio das Rãs, que por sua vez é atributário do Rio São Francisco.
      Seu clima é basicamente semiárido, e temperatura média anual de 22,6ºC. O período da chuva se dá entre os meses de setembro a março. Seu relevo caracteriza-se pela presença do Pediplano Sertanejo, das superfícies dos Gerais e do Planalto do Espinhaço. A vegetação predominante é do tipo rasteira, o solo é como o podzólico, vermelho-amarelo distrófico, planos solo solódico eutrófico, encontrado na região.
      Com essas características, Guanambi apresenta condições satisfatórias e regulares para o cultivo de lavouras, silviculturas, pastagem natural, e uma grande fertilidade para o cultivo de algodão, feijão, mandioca, milho e outros, chegando em seu período áureo, a ser um dos maiores produtores de algodão do Brasil. Quanto a seu aspecto demográfico, não difere dos demais centros urbanos da Bahia onde se verifica um crescimento notável da população urbana, enquanto apresenta um decrescimento da população rural. A atual população de Guanambi apresenta uma estimativa 78.801 mil habitantes, segundo dados do IBGE/2010.Este município apresenta também um índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,701 PNUD/2000 e um PIB per capita de R$ 5.842,79 IBGE/2010. Embora esteja numa posição razoável na classificação do IDH, os seus índices educacionais sempre demandaram ações que pudessem atingir um maior contingente da população. Cidade pólo do extenso e populoso Estado da Bahia, Guanambi, nas últimas décadas se tornou um médio centro comercial da região, atraindo pessoas com necessidades, que dentre outras, melhor qualificação profissional. No campo da educação, esta necessidade torna-se ainda mais evidente se considerado os diversos estabelecimentos de ensino, sem profissionais com formação adequada às diversas áreas.Mais precisamente, a partir do final da década de 80, Guanambi, passou a se destacar como pólo educacional, atraindo estudantes de diversas regiões, em função da chegada da instituição de ensino superior. Neste cenário, a FAEG em 1991, ofereceu a primeira turma do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, nas Habilitações Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau e Magistério para as classes de Alfabetização, reconhecidas pelo Decreto Estadual nº 7.528/99 publicado no Diário Oficial de 19.02.1999.



      O atual Departamento de Educação procurou da continuidade à formação de pedagogos e implantou a habilitação Educação Infantil e Magistério para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental, autorizado pela Resolução do CONSEPE nº 252/99 e reconhecido pelo Decreto Estadual nº 9.298, de 05 de janeiro de 2005. Essa habilitação foi regularmente oferecida em processo seletivo vestibular até o ano de 2003 e a partir daí, entrou em processo gradativo de extinção.
      Hoje o Departamento de Educação de Guanambi oferece o curso de Licenciatura em Pedagogia e Educação Física e Bacharelado em Enfermagem e Administração. Além desses são oferecidos os cursos de Educação Física, Pedagogia, Letras e Artes, integrantes do Programa Especial de Formação Plataforma Freire (PARFOR); Matemática e Geografia do Programa de Formação para Professores do Estado/ PROESP. Com o Programa Especial da Rede UNEB, oferece o curso de Pedagogia e atende aos Municípios de Botuporã, Livramento, Malhada, Palmas de Monte Alto, Sebastião Laranjeiras, Riacho de Santana, Guanambi e Carinhanha.
      A estrutura física do DEDC XII é formada por 11 salas de aulas, laboratórios de informática, laboratório de enfermagem, quadra poliesportiva coberta, piscina semiolímpica, biblioteca, auditório, centro de pesquisa e extensão e área administrativa financeira.
      O corpo docente é composto por 01 professora doutora, 21 professores mestres e 33 professores especialistas sendo 44 efetivos e os demais substitutos. Entretanto, dependendo da necessidade de cada curso e semestre, outros professores colaboradores são convidados pelo DEDC XII. O corpo discente do Campus XII é composto por 1.065 alunos, sendo 224 de Administração, 256 de Educação Física, 144 de Enfermagem e 441 de Pedagogia. O corpo técnico administrativo é formado por 21 funcionários entre efetivos e contratados.
      Número de Projetos
      Pesquisa: 3
      Extensão: 27 projetos em andamento
      Beneficiados: 5.000 pessoas
      Cursos de Graduação: 4 (Licenciatura em Educação Física e Pedagogia, Bacharelado em Administração e Enfermagem);
      Plataforma Freire: 4 (Artes Visuais, Educação Física, Letras, Pedagogia);
      PROESP: 2 (Geografia e Matemática)
      Total: 06 cursos de Licenciatura e 02 de Bacharelado


      15 de setembro de 2013
      Curiosidades
      Jovem de apenas 17 anos de idade constrói armadura idêntica ao do Homem de Ferro; Veja foto e vídeo
      Jovem de apenas 17 anos de idade constrói armadura idêntica ao do Homem de Ferro; Veja foto e vídeo
      Motivado pela paixão ao cinema, o internauta Leonardo Boa Sorte se inspirou no personagem de Tony Stark, do filme Homem de Ferro, e passou a dedicar seu tempo na construção da armadura Mark 2.

      Impressionado com a dedicação do personagem na construção de suas armaduras, o estudante de 17 anos começou a arquitetar seu projeto. Natural da Bahia, sua obra é um sucesso em Montes Claros, Norte de Minas, onde estuda o ensino médio.

      Leonardo buscou ajuda do computador para detalhar a armadura. Após dias de trabalho, nas férias em Guanambi (BA), ele conseguiu imprimir e recortar mais de 6.500 peças. “Para recortar e juntar as peças, minha avó, meus pais e amigos se uniram para adiantar o trabalho”, afirma.

      O internauta utilizou resina de fibra para dar resistência a roupa. Além disso, ele pintou com tinta projetada nas cores originais do filme.

      Leonardo afirma que o visual da armadura após o término era uma preocupação que foi pensada desde o início da produção. “A roupa foi adaptada com as minhas medidas para não parecer uma máscara. Até a ordem de vestir tem uma sequência para ajudar nos movimentos”, relata.


      Emocionado com o resultado, Leonardo gravou um vídeo com a sua obra e enviou para o G1. “Eu deixei meu sonho fluir e o resultado foi melhor do que eu imaginava. É uma sensação de sonho realizado”, diz.

      Ainda segundo o estudante, a roupa, com o com o capacete, pesa entre 900 gramas e um quilo. O valor gasto na produção não chegou a R$ 200. Para vestir a roupa ainda é preciso que alguém o ajude, mas ele estuda adapações para agilizar o processo.

      Assista na íntegra o vídeo do garoto usando a armadura:


      12 DE OUTUBRO DE 2013

      __________________

      AMIGOS DO NOSSO BLOG:


      NOSSAS CELEBRIDADES:




      JAIR DE SEU MIGUEL - GRANDE FIGURA!



       
      MIGUEL DA VIG. SANITÁRIA. OLHA SÓ A POSE DO CARA MEU!



      ALAN COM SUA FILOSOFIA: USE A CABEÇA. DÊ FÉRIAS PRA LÍNGUA . E PAULÃO DA GUAVET. MASSAGISTA DO TIME MUTANENSE.





      MERCEARIA BOM JESUS

      DO NOSSO AMIGO ALAN E SUA MAIS NOVA FILOSOFIA:

      "QUER SER FELIZ? CUIDE DA SUA VIDA"


      
      Guanambi-Bahia

      




      ESPORTES:


      ___________________________________________________________________________________

      07/07/2013

      FLAMENGO DE GUANAMBI VENCE O GALÍCIA POR 1 X 0 E VAI A SALVADOR EM BUSCA DA PRIMEIRA DIVISÃO DO BAIANÃO.




      A torcida foi em peso ao Estádio 2 de Julho, em Guanambi, para assistir a vitória do Flamengo de Guanambi sobre o Galícia por 1 X 0. O Estádio ficou lotado, faltou lugar nas arquibancadas. O Flamengo marcou junto o time do Galicia não dando chances para o ataque. A partida correu tranquila até o segundo tempo quando a pressão aumentou. O Galícia estava em busca de um empate, o que ficou parecendo na partida, enquanto o Flamengo foi pra cima com tudo até que numa cobrança de falta a bola cruzada na área e o Roni meteu a bola pra dentro da rede levando a torcida ao delirio. A torcida esteve de parabéns fazendo uma festa com tranquilidade sem problemas



      RONI O DESTAQUE DA PARTIDA


      IMAGENS:



      ADRIELLE E BRUNO ESTIVERAM PRESENTE NA VITÓRIA DO FLAMENGO


      ESTRANHO, "O JUIZ", ESTAVA LÁ PARA CONFERIR A PARTIDA!


       O BATIDÃO ANIMOU O TIME E ATORCIDA


                                                     JU E SUA GALERA  BEM ANIMADA TAMBÉM MARCARAM PRESENÇA NO JOGO



      A TORCIDA ESTEVE FIRME APESAR DO SOL DE FINAL DE TARDE


      ARQUIBANCADA LOTADA, MESMO COM O SOL A TORCIDA ESTAVA LÁ  


      FALTOU LUGAR MAS A TOORCIDA DÁ SEU JEITO


      TORCIDA PRESENTE EM CHEIO AO ESTÁDIO.

      A RÁDIO ALVORADA PRESENTE FAZENDO SUA COBERTURA DO JOGO

                                                                                             SERVIÇO DE APOIO E SEGURANÇA COMPLETO
      ATÉ O ALAMBRRADO ESTAVA DISPUTADO
      A PORTARIA ESTAVA BEM GUARDADA
       
      VÍDEOS: 


      GOL DO FLAMENGO DE GUANAMBI NA COBRANÇA DE FALTA. BOLA NA GRANDE ÁREA E RONI FEZ O SEU.ABRINDO O PLACAR DE FLAMENGO DE GUANAMBI 1 X 0 GALÍCIA 




       
      O BATIDÃO PEGOU PESADO. NÃO PAROU UM MINUTO DE ANIMAR O TIME E A TORCIDA, FOI PURA ANIMAÇÃO ATÉ O FINAL DA PARTIDA. 





       
      RONI O HERÓI DA PARTIDA. APROVEITOU A OPORTUNIDADE NA COBRANÇA DE FALTA E MANDOU A BOLA PRA DENTRO DA REDE.