domingo, 26 de maio de 2013

ENERGIA EÓLICA: MAIOR PARQUE EÓLICO OFFSHORE DO PLANETA COMEÇA A OPERAR NA INGLATERRA


 

 
PARQUE EÓLICO OFFSHORE













ENERGIA EÓLICA: LONDRES - INGLATERRA. MAIOR POARQUE EÓLICO OFFSHORE


Parques eólicos situados a certa distância da costa são conhecidos como parques eólicos offshore.

 

Foi inaugurado na semana passada e é já considerado o maior parque eólico do mundo, construído ao longo de 90 km2 no estuário do Rio Tâmisa, na costa de Londres, fica junto à costa inglesa. A área ocupada pela totalidade do parque é da ordem dos 35 quilómetros quadrados, dista cerca de 12 quilómetros da costa em offshore, não muito longe da cidade de Kent. Dispõe de uma capacidade instalada de 300 megawatts distribuídos por 100 megaturbinas de 3 MW cada, forncecidas pela dinamarquesa Vestas e pode forncecer electricidade a 200 mil habitações. começou a funcionar no final de março.gerando 630 MW de energia. Com a mesma potência da usina nuclear de Angra 1, no Rio de Janeiro, o Lodon Array é capaz de abastecer 500 mil residências. Esta é a primeira etapa do projeto, que durou dois anos para ser concluída. A segunda fase, ainda em planejamento, prevê a instalação de mais 166 turbinas, elevando a produção para 1GW, energia suficiente para suprir 750 mil residências e capaz de reduzir a emissão de CO2 em 1,4 milhão de toneladas por ano.

De acordo com o diretor do London Array, Richard Rigg, a instalação da primeira fase do projeto foi bastante complexa por conta das condições do tempo, especialmente no rigoroso inverno do hemisfério norte. Mas isso, segundo ele, não atrasou o cronograma das obras. O consórcio, formado pelas empresas E.ON, Dong Energy e Masdar (a Shell fazia parte, mas cancelou participação alegando custos muito altos), está investindo R$ 5,7 bilhões em todo o projeto.

"A Grã-Bretanha deve comemorar essa conquista. A maior fazenda eólica offshore em operação do mundo está gerando energia limpa para as residências e empresas britânicas. É um grande feito da engenharia verde", declarou Maria McCaffery, presidente da associação de comércio de energia renovável RenewableUK, ao jornal The Guardian.

Concorrência:

O maior concorrente do London Array será o Japão, que pretende instalar 143 torres eólicas de 200 metros, a 16 km da costa de Fukushima, onde ocorreu o acidente de Daiichi, em março de 2011, em decorrência do tsunami. O objetivo é finalizar as obras do parque eólico japonês até 2020, com um total de geração de 1GW de energia. O governo japonês também pretende tornar Fukushima totalmente autossuficiente de eneria limpa até 2040, com a instalação do maior parque solar do país naquela região.

Segundo Takeshi Ishihara, da Universidade de Tóquio e gestor do projeto, foram realizadas simulações computacionais de condições extremas, como terremotos, maremotos e furacões, e as turbinas estariam livres de qualquer impacto desta ordem.


                                                               TURBINAS



    TURBINAS NA ÁGUA



    THANET OFFSHORE WIND FARM TURBINAS EÓLICAS DE ESPALHAM POR 35 km² DE MAR


                                                                 

                                                              
                                                       FUNCIONAMENTO


    O PARQUE



    A  TURBINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário