quarta-feira, 1 de maio de 2013

Cidade-Ocidental-Go


Cidade Ocidental-Go
Notícias, informações,fotos,vídeos e muito mais.
Fique por dentro do que está acontecendo em sua cidade.



Cidade Ocidental é um município brasileiro do estado de Goiás. Localizado no entorno do Distrito Federal. Tem, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para 2010, 55.915 habitantes.
Cidade-Ocidental-Go




História

Teve sua origem
 na implantação de um núcleo residencial ao norte do Município de Luziânia, quando em 1974, o Sr. João Batista de Souza e sua mulher , Irene de Melo Peres,ainda viva moradora da SQ19 proprietário da Fazenda Aracati, onde se fabricava o aguardente “Caninha Aracati” vendeu 5,04 km² ao Sr. Cleto Campelo Meireles, ficando esta gleba pertencente à Zona Suburbana do Município de Luziânia.
Em 15 de dezembro de 1976  deu-se a fundação do núcleo, cuja a construção ficou a cargo da Construtora Ocidental - daí a origem do nome "Cidade Ocidental".
O projeto inicial previa a construção de 14.349 unidades habitacionais, mas apenas 6.796 casas foram construídas. O restante, 7.533 lotes onde não foram construídos, foram repassados ao Banco Regiional de Brasília como forma de pagamentos de dívidas da construtora junto àquela instituição financeira. O banco, por sua vez, repassou estes lotes para o Governo do Distrito Federal, que até hoje detém a propriedade destes lotes.
Em 1989 o núcleo habitacional foi elevado à condição de distrito de Luziânia e em 9 de dezembro de 1990 deu-se a emancipação político-administrativa do distrito e o primeiro prefeito municipal tomou posse em 1º de janeiro de 1993.
Localizada a uma distância de 48 km de Brasília, é por muitos considerada ainda cidade dormitório, sendo que grande parte de seus moradores se deslocam até a capital federal para trabalhar. A cidade possui um traçado urbano organizado, a partir de seu núcleo original, sendo que os novos loteamentos foram sendo adequados ao mesmo tipo de traçado.
Trata-se de um avanço político-administrativo que só foi possível em decorrência da emancipação alcançada no final do ano de 1990 pela consciência social de seus habitantes. No entanto, não há mais controvérsia sobre a importância da emancipação de Cidade Ocidental, pois este vem tendo um significado particularmente importante na concepção dos cidadãos deste município, devido ao processo acelerado de desenvolvimento que vem alcançando.
Afinal temos um espelho muito forte que é o próprio desenvolvimento Goiano desde 1592, quando Sebastião Marinho descobriu as terras goianas no alto do rio Tocantins e graças às primeiras povoações em Goiásoci. Devido à tenacidade desse povo e a luta de vários parlamentares o progresso chegou nesta região.
O município de Cidade Ocidental compõe a RIDE - Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. A RIDE foi criada em 1998 e tem como objetivo principal implantar soluções imediatas e a médio prazo para os problemas existentes nos municípios do entorno do Distrito Federal.



Cidade-Ocidental-Bandeira

Cidade-Ocidental-Brazão




NOTÍCIAS:

01 de junho de 2014

Brasilia-DF
Copa-do-Mundo-2014


Esse era o projeto para a copa do mundo 2014 da FIFA- Brasil.
VLT linha 1-trecho 1 (Aeroporto/Asa Sul) - DF
Status da obra:
Vermelho
Projeto foi retirado da Matriz de Responsabilidades e não ficará pronto para Copa

Espécie de metrô de superfície, o Veículo Leve sobre Trilhos de Brasília terá 6,5 km, ligando o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek à Asa Sul da capital federal.
As obras começaram em 2009, mas foram suspensas em abril de 2011 pela Justiça do Distrito Federal, que consideou o processo de licitação fraudulento. Não foi lançada nova concorrência.
Por causa dos atrasos, o VLT não será concluído até a Copa do Mundo, mas a obra figura na lista de intervenções do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Custo: R$ 276,9 milhões
Contrato: público (governo do Distrito Federal)
Construtora: indefinida.

Essa é a realidade:

Estive em Brasília este mês e procurei o tal do VLT que estava no projeto da Copa-FIFA-2014 e o que encontrei foi um VLR (Veículo Longo sobre Rodas "sanfonado") em uma via expressa ainda inacabada, saindo da Cidade do Gama-DF, fazendo um transbordo na estação para embarcar no VLR.
Não havia nenhuma estação ainda pronta (exceto a do Gama|). As do DF então, creio que não ficarão prontas até a copa. Achei uma grande discriminação do governo do DF para com o povo do Goiás. Esses veículos só vão até a fronteira do DF com o Goiás que fica em Valparaíso, sem contar com o terminal rodoviário do DF que ficou agora separado do Goiás, exposto a ventos, a frios e chuva na parte superior da estação. O que diferencia o povo do DF e também do Goiás é a educação em relação a outros estados do Brasil. Muitas educação no trânsito, limpeza e mais.
Do ponto de vista sobre o transporte em Brasília nada a desejar apesar de ser sobre rodas mas são muito confortáveis. Com relação a algumas cidades fora do DF tipo Cidade Ocidental, uma cidade nova, mas que está carente de muitas coisas, saneamento, pavimentação, principalmente iluminação pública. As ruas são escuras e risco a assaltos.


 
VLR-Veículo-Longo-sobre-Rodas

Blog-do-Desabafo-Brasileiro-Cidade-Ocidental-Go


VLR-Ótima-estrutura-em-termos-de-veículo-de-passageiro(fase-de-teste)
Blog-do-Desabafo-Brasileiro-Cidade-Ocidental-Go
 
 
 
 Muito-confotáveis-ar-refrigerado
Blog-do-Desabafo-Brasileiro-Cidade-Ocidental-Go
 
 
 
 
Ótimo-terminal-de-passageiros
Blog-do-Desabafo-Brasileiro-Cidade-Ocidental-Go
 



Página em construção